Para Navegação sem GPS (Global Positioning System), a Carta Náutica é fundamental. O conhecimento e manipulação da Carta Náutica também é matéria obrigatória na Prova para a obtenção da Carteira de Mestre Amador, aplicada pela Marinha do Brasil. As Cartas Náuticas são produzidas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN (do Centro de Hidrografia Marinha (CHM), da Marinha do Brasil), e devem observar o Decreto-Lei nº 243/1967 (que fixou as Diretrizes e Bases da Cartografia Brasileira), a SOLAS (Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar) e as Normas Técnicas para construção de Cartas Náuticas da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), aprovadas na XII Conferência Hidrográfica Internacional de 1982.
As Cartas Náuticas podem ser COMPRADAS da Marinha ou Empresas particulares.
É importante lembrar que, além das Cartas Náuticas, a DHN da Marinha do Brasil também é responsável pela produção de dois outros documentos náuticos fundamentais: TÁBUA DAS MARÉS (previsões diárias das máximas e mínimas das marés) e AVISO AOS NAVEGANTES (publicações periódicas destinadas a atualização de Cartas Náuticas e outras publicações náuticas, conforme a SOLAS/74).
Pra manipular e trabalhar com uma Carta Náutica se precisa de uma régua paralela, um lápis, um compasso, uma borracha, uma calculadora simples (se você não for bom de tabuada) e um transferidor. O material fundamental é COMPASSO e RÉGUA PARALELA.
A Carta Náutica só tem sentido se existe um TRAJETO a ser percorrido. Logo, é fundamental saber PRA ONDE SE QUER IR (O TRAJETO). Assim, por exemplo, na Prova de Mestre Amador é fornecido o TRAJETO e você terá que traçar (desenhar) os TRECHOS que compõe o TRAJETO corretamente.
Cada TRECHO (DO TRAJETO) possui 3 variáveis fundamentais:
1) DISTÂNCIA,
2) RUMO MAGNÉTICO e
3) TEMPO (para percorrer o trecho).
Na atual Era da Informação, as coisas somente tem sentido prático se falarmos em termos algorítmicos (existem muitos vídeos no youtube que ensinam a manipular Cartas Náuticas). Então, SIGA 7 OS PASSOS ABAIXO e ENTENDA AS 7 OBSERVAÇÕES NO FINAL, e você traçará com tranquilidade os RUMOS da sua Carta Náutica e calculará o tempo do trajeto facilmente.
Logo, Chamaremos esse método (algoritmo) de "Método Ni" (por razões desconhecidas).
Logo, o algoritmo para a construção dos TRECHOS, RUMOS e o CÁLCULO DO TEMPO DE PERCURSO é o seguinte:
1) Verificar se no trecho a ser traçado há algum OBSTÁCULO (ilhas, etc.);
2) Traçar o RUMO (ou ROTA) com a Régua Paralela do Ponto "A" ou Ponto "B" na Carta Náutica;
3) Dividir o TRAJETO total em 2 (dois) trechos, FIXANDO um ponto intermediário: entre o Ponto "A" e o Ponto "B" fixa um ponto "C";
4) Calcular a distância entre o Ponto "A" e o Ponto "B", USANDO O COMPASSO: POSICIONAR cada uma das pontas do COMPASSO sobre os pontos extremos "A" e "B". Depois, POSICIONE a exata medida (abertura angular) fornecida pelo compasso entre os pontos "A" e "B" sobre a DIREÇÃO VERTICAL da LATERAL ESQUERDA DA SUA CARTA NÁUTICA, especificamente UMA PONTA DO COMPASSO sobre o início de um determinado GRAU (por exemplo, 25º (25 graus) ) e A OUTRA PONTA DO COMPASSO sobre a ESCALA VERTICAL (DA LATERAL ESQUERDA) NA ORDEM CRESCENTE.
5) Converter os Graus e Minutos obtidos para Milhas Náuticas, observado sempre que 1 MINUTO DE GRAU EQUIVALE A 1 MILHA NÁUTICA (MN), e 1 MN = 1852 metros (m). Por exemplo: 37 minutos de Grau na Carta Náutica equivalem a 37 MN (ou 37 x 1852 metros = 68524 m = 68,524 km).
6) Encontrar o RUMO MAGNÉTICO de cada trecho , usando a RÉGUA PARALELA: basta posicionar a Régua sobre o RUMO REAL (TRECHO entre os pontos "A" e "B") e ARRASTAR A RÉGUA PARALELAMENTE AO RUMO REAL ATÉ A RÉGUA PASSAR PELO CENTRO DA "ROSA DOS VENTOS" (que em regra fica em algum canto inferior da Carta Náutica). É pra isso que serve (ou deveria servir) a RÉGUA PARALELA: encontrar com uma Régua o valor na Rosa dos Ventos sem tirar a outra Régua vinculada do TRECHO (RUMO REAL).
7) CALCULAR O TEMPO: para isso basta lembrar da equação fundamental da Cinemática de Translação (da Física): Espaço (S) = Velocidade (V) x Tempo (T) (ou S = V x T). Também lembre que 1 nó equivale a 1 MN/h (1 Milha Náutica por Hora).
Portanto, T = S / V (Tempo = Espaço / Velocidade).
Por exemplo, num determinado TRECHO, se obteve os seguintes valores: 40 MN (Espaço) e 14 nós. Logo, o tempo para percorrer esse Trecho será T = S / V = 40 MN / 14 nós = 40 MN / 14 MN/h = (40/14) h = 2,85 h (2,85 horas), ou 2 horas e 51 minutos (lembrando que 1 hora tem 60 minutos, portanto, basta multiplicar a fração de hora (0,85 h neste exemplo) por 60 minutos).
Leia repetidamente cada passo acima e as Observações abaixo, mantenha a calma e treine um pouco.
Carta Náutica é isso. Sem enrolação... sem firula... sem terror.
Abração !
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1) Nas Cartas Náuticas Brasileiras, as LATITUDES aumentam no sentido SUL e as longitudes aumentam no sentido OESTE (por causa da definição do meridiano de Greewich);
2) 1 Milha Náutica (1 MN) equivale a 1 Minuto de Grau na Carta Náutica, e 1 Grau tem 60 Minutos na Carta Náutica, logo, 1 Grau equivale a 60 Milhas Náuticas na Carta Náutica;
3) 1 MN equivale a 1852 metros (1852 m);
4) A CARTA NÁUTICA 12.000 (elaborada pela DHN da Marinha do Brasil) fornece todos os significados dos símbolos que aparecem na Carta Náutica;
5) Para PLOTAR (desenhar, indicar) uma posição na Carta Náutica basta observar as coordenadas do Ponto: Latitude (eixo Y - Vertical) e Longitude (eixo X - Horizontal) (como em Geometria Analítica na Matemática). Por exemplo: LATITUDE 25º 42´ S - LONGITUDE 43º 20´;
6) PARA CALCULAR O TEMPO DO PERCURSO, se deve saber que 1 nó equivale a uma VELOCIDADE de 1 Milha Náutica por hora (1 MN/h) (= 1852m / hora);
7) O RUMO REAL DE NAVEGAÇÃO É DIFERENTE DO RUMO MAGNÉTICO (pelo Magnetismo existente no Planeta, gerado pela existência de metais líquidos em movimento no centro do Planeta): por essa razão existe em algum canto da Carta Náutica a ROSA DOS VENTOS, que mostra os rumos magnéticos (que são rumos apontados pelas bússolas, movidas por magnetismo). Assim, qualquer segmento de reta traçado sobre uma carta náutica necessariamente terá um RUMO MAGNÉTICO: basta traçar uma RETA PASSANDO PELO CENTRO DA ROSA DOS VENTOS PARALELA À RETA TRAÇADA EM QUALQUER POSIÇÃO DA CARTA NÁUTICA (O VALOR ENCONTRADO NA ROSA DOS VENTOS SERÁ O VALOR DA INCLINAÇÃO MAGNÉTICA (RUMO MAGNÉTICO) PARA AQUELE SEGMENTO DE RETA). Isso é importante para a Navegação e para você obter sua Carteira de Mestre (porque vai cair na Prova).
Referências:
http://www.cartasnauticasbrasil.com.br/como-comprar/
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-cartas-nauticas/cartas.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/1965-1988/Del0243.htm
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-levantamento-hidrografico/solas_cap5regra9.html
https://www1.mar.mil.br/dhn/?q=inicial
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-aviso-navegantes/aviso.html
https://caphuzze.wordpress.com/mestre/cartas-nauticas/
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-publicacoes/publicacoes/carta12000/carta12000.htm
Boa tarde!
ResponderExcluirÓtima explicação, parabéns.
É possível tirar as coordenadas de uma mapa municipal do IBGE com esse método da carta náutica? no mapa que menciono, do IBGE, nos cantos do mapa há as coordenadas geográficas e cada quadrante os graus.
Link dos mapas.
Excluirhttp://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#mapa100660
Obrigado pela explanação. Na minha cabeça traçar uma rota seria algo impossível. Com essas tecnologias hoje (GPS, RADARES, CAMERAS INFRARED. CELULAR, ETC.) acabamos esquecendo que para tudo isso tem que ter eletricidade e se tivermos uma pane eletrica perdermos a localização. Consequentemente estamos a deriva.
ResponderExcluirVou praticar.